Brasil Tensão entre EUA e Irã coloca Petrobrás no foco Por Pedro Molizani – Trader Mesa de Câmbio Travelex Bank
O presidente Jair Bolsonaro sugeriu no sábado que uma alta mais acentuada no preço do petróleo poderia ser compensada no mercado doméstico por reduções na alíquota do ICMS de combustível. A crise geopolítica deve dominar o noticiário ao longo da semana até sexta-feira, quando serão divulgados o IPCA de novembro e de 2019 e pelo relatório de emprego dos EUA de dezembro, o payroll.
No radar também fica a notícia de que o Ministério Público do Rio (MP-RJ) quer ouvir o depoimento de uma das ex-mulheres de Jair Bolsonaro em investigação que apura suposto esquema de rachadinha. Ana Cristina Valle foi chefe de gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (PSC). O MP-RJ também investiga esquema semelhante na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) envolvendo o então deputado e atual senador Flavio Bolsonaro (sem partido).
Mundo Bolsas internacionais majoritariamente em queda Por Pedro Molizani – Trader Mesa de Câmbio Travelex Bank
As bolsas europeias e futuros de Nova York caem, enquanto investidores monitoram os desdobramentos do ataque aéreo dos EUA no Iraque que matou o principal líder militar iraniano no fim da semana passada, causando uma nova escalada das tensões no Oriente Médio. Às 7h34, a Bolsa de Londres caía 1,01%, a de Frankfurt recuava 1,73% e a de Paris cedia 1,28%. O Dow Jones futuro caía 0,64%, o S&P500 futuro perdia 0,63% e o Nasdaq futuro recuava 0,76%. O euro estava em US$ 1,1193, de US$ 1,1163 no fim da tarde de sexta-feira.
Ja do outro lado do globo, a maioria das bolsas asiáticas fechou em queda nesta segunda-feira, reagindo aos desdobramentos da escalada nas tensões do Oriente Médio desde que os EUA mataram um líder militar iraniano durante ataque aéreo no Iraque no fim da semana passada. Em seu primeiro pregão em 2020, após os feriados de fim de ano, o índice acionário japonês Nikkei caiu 1,91% em Tóquio.
O Hang Seng recuou 0,79% em Hong Kong e o sul-coreano Kospi teve queda de 0,98%, em Seul. Na China continental, o Xangai Composto ficou em -0,01%, mas o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 0,44%. Em Sydney, o índice australiano S&P/ASX 200 teve ligeiro ganho de 0,03%. Às 7h38, o dólar 108,01 ienes, ante 108,07 na tarde de sexta-feira.
Fonte: Broadcast
Compartilhe:
Mensagem enviada com sucesso!
Aguarde um contato da nossa equipe ou fale agora com um especialista.