Sentimento de cautela pode contaminar investidores locais nesta terça-feira.
Resumo de Mercado
Compartilhe:
Resumo de Mercado
3min de leitura
Por: Confidence Câmbio •
7/06/2022
O mercado amanhece nesta terça-feira digerindo as medidas divulgadas ontem a noite pelo governo e pelo Congresso, que visam frear a alta dos preços dos combustíveis. Em dia de agenda econômica fraca, o destaque de hoje fica para as falas de Janet Yellen, secretária do Tesouro, em relação ao orçamento fiscal de 2023 no Senado dos Estados Unidos, investidores ficam em cautela.
No Brasil, é possível que os investidores adotem comportamento de aversão ao risco, em cenário de preocupação fiscal motivada pelas propostas do governo para segurar os preços dos combustíveis, juntamente com as quedas nas bolsas estrangeiras. Com o dólar ganhando força ante principais pares nesta manhã, pode ser que marque um dia de alta volatilidade por aqui, contudo, a moeda americana opera mista ante as moedas emergentes e ligadas a commodities. No mercado de juros os investidores podem fazer ajustes em suas carteiras, em função de riscos e efeitos fiscais das medidas de controle dos preços dos combustíveis, principalmente a uma semana da reunião do Copom para decisão da próxima taxa Selic. O contrato futuro de índice Bovespa era negociado em queda de 0,33% às 09h05 desta manhã, enquanto o dólar comercial operava em alta de 0,42% neste mesmo horário.
No exterior os contratos futuros de petróleo operam em queda nesta manhã, indicando que há questionamentos sobre a capacidade produtiva dos países da Opep+, colocando em dúvida o cumprimento do aumento de produção definido na última semana. Em Nova York os índices futuros acionários também caem , ao passo que os rendimentos dos Treasuries também negociam em queda e o índice DXY, que compara o dólar ante as seis principais divisas, sobe. Na Europa o cenário também é negativo, com as principais bolsas da região negociando em queda , com investidores reagindo aos dados de encomendas à indústria na Alemanha, que refletiram uma queda inesperada. Já na Ásia as bolsas fecharam sem direção única, com investidores divididos entre preocupações relacionadas à inflação, bem como futuro da política monetária e otimismo frente o relaxamento das restrições na China.
Contrato futuro de dólar negocia abaixo das médias de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.
O contrato futuro de dólar fechou ontem no positivo, porém, devido à sua abertura em gap de baixa e pouca força, ainda negocia abaixo das médias de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias. Além disso, o contrato segue com volume decrescente de negociação, sendo ontem o menor das últimas 4 sessões.
Dia: 09/06/2022 País: Zona do euro Evento: Taxa de Facilidade Permanente de Depósito (Jun) / BCE Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez / Declaração de Política Monetária do BCE / Decisão da Taxa de Juros (Jun) Impacto: Alto Prévia: -0,50% / 0,25% / – / 0,00%