Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Risco fiscal e exterior pessimista podem prejudicar real

Resumo de Mercado
Resumo de Mercado

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 17/11/2022
Nesta quinta-feira, o mercado deve repercutir a minuta da PEC da Transição que foi entregue ao congresso de ontem. Contudo, o mercado deve reagir negativamente a isso, uma vez que a preocupação fiscal ainda se faz presente, dado a previsão de gasto além do teto fiscal em cerca de R$ 200 Bilhões no ano que vem. Na lista de indicadores que serão divulgados hoje, temos o IGP-10, indicador de inflação. Lá fora, o destaque fica nos dados de construção de casas novas e de pedidos de auxílio desemprego, ambos nos EUA.

Por aqui, o mercado deve ser norteado pela preocupação fiscal gerada pela minuta da PEC da Transição entregue ao congresso ontem, que poderá pressionar os juros futuros e motivar alta do dólar ante o real. Além disso, somado ao pessimismo internacional, poderemos observar um acréscimo de volatilidade nos negócios locais.

Lá fora, os contratos futuros de petróleo operam no vermelho nesta manhã, dando continuidade ao movimento de queda do dia de ontem. Em Nova York os índices futuros acionários também caem, após uma tentativa de alta mais cedo. O índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas, e os retornos dos Treasuries sobem, indicando ganho de força da moeda americana no exterior, o que pode replicar esse movimento também contra o real. Já na Europa, as principais bolsas negociam sem direção única, ao passo que investidores repercutem os dados de inflação da zona do euro. Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em queda nesta quinta-feira.

Contrato futuro de dólar opera acima das médias de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.


Na última sessão o contrato futuro de dólar encerrou o dia em alta. Com volume de negociação maior que o do dia anterior, a moeda segue operando acima das médias de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.Fonte: www.tradingview.com

Calendário diário

BRASIL

Brasil

Horário: 08:00
Evento: IGP-10 – Índice de Inflação (Mensal) (Mensal) (Nov)
Impacto: Médio
Projeção: -0,6%

E.U.A.

EUA

Horário: 10:30
Evento: Licenças de Construção (Mensal) (Out) / Licenças de Construção (Out) / Construção de Novas Casas (Out) / Construção de Novas Casas (Mensal) (Out) / Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego / Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia (Nov) / Relatório de Empregos Fed Filadélfia (Nov)
Impacto: Alto
Projeção: – / 1,512M / 1,410M / – / 225K / -6,2 / –

E.U.A.

Europa

Horário: 07:00
País: Zona do euro
Evento: IPC-núcleo (Anual) (Out) / IPC (Mensal) (Out) / IPC (Anual) (Out)
Impacto: Alto
Projeção: 5,0% / 1,5% / 10,7%

Horário: 09:30
País: Itália
Evento: Projeção do Orçamento de Outono
Impacto: Alto
Projeção: –

ÁSIA OK

Ásia

Horário: 01:30
País: Japão
Evento: IPC-núcleo Nacional (Anual) (Out)
Impacto: Médio
Projeção: 3,5%

Calendário semanal

Dia: 18/11/2022
País: Reino Unido
Evento: Vendas no Varejo (Mensal) (Out)
Impacto: Alto
Projeção: -0,5%

Dia: 18/11/2022
País: EUA
Evento: Vendas de Casas Usadas (Out)
Impacto: Alto
Projeção: 4,40M