Pode não ser um fator exclusivo do mercado de câmbio, mas aprendi que antes de analisar qualquer condição para fechar uma operação é preciso mapear o momento, seja ele atual ou futuro. E digo futuro de acordo com a sua necessidade ou do seu negócio, que pode ser 30, 60, 120 dias.
Analisando rapidamente o nosso momento atual temos dólar se valorizando globalmente, juros subindo e governos do mundo todo tentando controlar a inflação e a história se desenhando com a guerra na Ucrânia. Em um futuro próximo, eleições, que é historicamente um fator de maior stress cambial.
O que temos falado para nossos clientes
No Travelex Bank, trabalhamos com dois perfis antagônicos. De um lado, temos a empresa importadora ou aquela pessoa que se programa para uma viagem futura, por exemplo, e precisa do dólar – ou qualquer outra moeda estrangeira – para honrar um pagamento no exterior. Seja para um compromisso daqui 60, 90 ou 120 dias. Nestes casos, nossa sugestão é se proteger de alguma forma, fechando um câmbio futuro ou NDF, que contribuirá para o fluxo de caixa do cliente trazendo maior previsibilidade. O propósito aqui é garantir a margem operacional do negócio.
Do outro lado – e que surfamos a onda principalmente em 2020 e 2021, com dólar a R$ 5,80 –, temos o exportador, que está recebendo uma moeda forte e tem custos em reais. Nestes casos, nossa recomendação é fazer uma proteção cambial, pois, mais uma vez, o importante é garantir a cobertura do custo.
Esta empresa exportadora pode fazer uma trava cambial de uma parcela da quantia recebida para que o seu fluxo de caixa honre todas as despesas daquele momento. O essencial para que o negócio continue funcionando. A outra porção do que ele recebeu, aconselhamos que ele guarde, já que prevemos um cenário mais estressado futuramente. O que fará com que ele se beneficie dessa conjuntura. O que realmente importa é a média que será feita ao final das operações. Ao cobrir os custos da empresa, o valor médio do câmbio deve garantir o seu ganho, além de deixar a empresa saudável.
Além da proteção cambial: volatilidade do mercado e o atendimento próximo
Na contramão do “tudo em um só lugar”, a especialização em serviços específicos, como o câmbio, busca alcançar um nível de entrega que vai além do que os considerados “bancos multisserviços” proporcionam e que gerem o maior valor agregado possível à experiência do cliente. Nosso papel como especialistas de câmbio é justamente esse. Nós acompanhamos o dia a dia e temos o dever de saber como o mercado está. Combinando a expertise à proximidade com o nosso cliente, chegamos à confiança, pois trabalhamos em prol do negócio dele. A atuação especializada vai além de um produto ou serviço.
É válido dizer que o Travelex Bank é uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central do Brasil e possui os mais altos índices de confiabilidade graças às áreas de governança e compliance, garantindo a segurança necessária para operações internacionais.
Compartilhe:
Mensagem enviada com sucesso!
Aguarde um contato da nossa equipe ou fale agora com um especialista.