Feriado nos Estados Unidos deve reduzir a liquidez global nos negócios nesta segunda-feira.
Resumo de Mercado
Compartilhe:
Resumo de Mercado
4min de leitura
Por: Confidence Câmbio •
21/02/2022
Nesta semana a votação de dois projetos a fim de redução nos preços dos combustíveis é o destaque local, com previsão para acontecer entre amanhã e quarta-feira no Senado. No dia de hoje os mercados nos Estados Unidos ficam fechados devido ao feriado do Dia do Presidente, o que tende a reduzir a liquidez nos negócios. Na agenda econômica da semana ainda temos o IPCA-15 e o IGP-M de fevereiro, dois dados de inflação que o mercado local monitora. Será divulgado também dados fiscais, de emprego do Caged, de arrecadação e a nova bandeira tarifária da Aneel. No exterior os destaques são o PIB americano e da Alemanha do quarto trimestre e o índice de preços ao consumidor (CPI) da Zona do euro.
No mercado local os investidores podem aumentar a cautela diante da instabilidade nos negócios globais e feriado americano, contudo o dólar em queda ante muitas moedas emergentes pode ser positivo para o real, o pressionando para cima. Na agenda econômica local o dia é fraco, o que mantem as atenções dos investidores na votação do pacote de combustíveis e no IPCA-15 ao longo da semana, que servirá como base para alinhamento das apostas sobre a continuidade do ciclo de aperto monetário pelo Banco Central. O contrato futuro de índice Bovespa era negociado em queda de 0,06% às 09h33 desta manhã, ao passo que o dólar comercial operava em alta de 0,11% neste mesmo horário.
Na Europa as principais bolsas perdem força com a divulgação de dados mistos na zona do euro nos PMIs. Já na Ásia as bolsas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, com investidores monitorando a tensão dos negócios entre a Rússia e Ucrânia.
Dólar segue abaixo da média de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.
O contrato futuro de dólar fechou mais um dia no negativo na última sexta-feira, dessa forma. foi mais uma semana no vermelho para a moeda. O contrato segue abaixo dos preços médios de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias, indicados pelas médias móveis que continuam apontando para baixo. Devido ao feriado americano no dia de hoje, espera-se uma redução na liquidez do contrato, o que pode ser norteado principalmente pela tensão no leste europeu.