Exterior negativo e dólar ganhando força ante moedas emergentes poderá pressionar Ibovespa e câmbio nesta terça-feira.
Resumo de Mercado
Compartilhe:
Resumo de Mercado
4min de leitura
Por: Confidence Câmbio •
31/05/2022
O mercado amanhece nesta terça-feira com as atenções voltadas para a escalada inflacionária e o dólar, que gera preocupação global. No Brasil, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, deve ser monitorado, uma vez que participa de audiência na Câmara dos Deputados, onde falará sobre taxa de juros e inflação. Já nos Estados Unidos o mercado olha para o PMI do ISM de Chicago e para o índice de confiança do consumidor.
Por aqui os ativos locais e o câmbio devem ficar pressionados pelo retorno do feriado norte americano, com os índices futuros acionários de Nova York negociando no vermelho enquanto o dólar ganha força ante moedas emergentes e ligadas a commodities, somado também à alta dos juros dos Treasuries. Porém, o PMI industrial da China vindo forte tende a ser bem visto pelo mercado. O Petróleo também sobe, o que pode pressionar os juros devido à preocupação com a inflação, porém também deve pressionar, positivamente, as ações da Petrobras. O contrato futuro de índice Bovespa operava em alta de 0,44% às 09h06 desta manhã, enquanto o dólar comercial negociava em alta de 0,37% neste mesmo horário.
Lá fora os contratos futuros de petróleo operam em forte alta, após aprovação do embargo da União Europeia (UE) sobre importação de petróleo russo. Em Nova York os índices futuros acionários negociam no vermelho, ao passo que os rendimentos dos Treasuries sobem. Na Europa o cenário também não é positivo, com as principais bolsas negociando em queda, com exceção de Londres, repercutindo a queda no PIB da França no primeiro trimestre deste ano. Já na Ásia as bolsas fecharam mistas nesta terça-feira, porém na China o resultado foi majoritariamente positivo após a divulgação do PMI industrial e de serviços em maio, que veio positivo.
Contrato futuro de dólar negocia abaixo das médias de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.
No dia de ontem o contrato futuro de dólar fechou no positivo após vários dias de queda. Contudo o volume de negociação do contrato foi significantemente menor do que nos dias anteriores. Além disso, a moeda segue negociando abaixo das médias de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.