Em primeira semana de maio o destaque fica nas decisões de política monetária do Copom e do FED.
Resumo de Mercado
Compartilhe:
Resumo de Mercado
4min de leitura
Por: Confidence Câmbio •
2/05/2022
Nesta primeira semana do mês de maio os mercados direcionam suas atenções para a decisão de política monetária do Federal Reserve (FED), na quarta-feira, que contará também com a entrevista de seu presidente, Jerome Powell. Outra decisão de política monetária que estará no foco do investidor global é a do Banco da Inglaterra (BoE), na quinta-feira. Além disso, os indicadores mais esperados são os PMIs dos EUA, da Zona do euro, da Alemanha e da China, bem como o PPI da zona do euro e o relatório de empregos (payroll) de abril dos EUA. Por aqui, o destaque fica na decisão, pelo Copom, da próxima taxa básica de juros, que também ocorrerá na quarta-feira, dessa forma, o destaque da agenda econômica do dia é o boletim focus, que possibilita os investidores a alinhar suas expectativas em relação à decisão do Copom. Também são esperados pelo mercado local os indicadores de inflação que serão divulgados nos próximos dias, tais como o IPC-Fipe e o IGP-DI de abril, além da produção industrial brasileira em março.
Nos negócios locais os investidores olharão hoje para o mercado de juros, as projeções de inflação e Selic no boletim Focus, dada a decisão do Copom pela próxima taxa Selic na quarta-feira. A expectativa do mercado é de um aumento de 1 ponto porcentual na taxa básica de juros, indo de 11,75% ao ano para 12,75% ao ano. Na bolsa poderemos perceber aumento na volatilidade em função dos sinais mistos dos índices acionários no exterior. A Petrobras também deve ter a atenção dos investidores, após divulgar aumento no preço do gás natural, porém ainda assim ficará abaixo do valor internacional. No câmbio, o índice DXY, que relaciona o dólar com os seis principais pares, pode pressionar positivamente a moeda americana ante o real. Como contraponto, o real poderá oscilar e subir em cenário de sinais mistos da relação do dólar com as moedas emergentes e ligadas a commodities. Na última sexta-feira os servidores do BC optaram por retomar a greve, sem previsão de término, a partir desta terça-feira, a fim de negociação do reajuste salarial.
No exterior os contratos futuros de petróleo operam em queda, em semana de decisão da OPEP+ que poderá decidir aumentar gradativamente a oferta da commodity. Enquanto isso, os índices futuros acionários de Nova York são negociados em alta nesta manhã, contudo investidores seguem aguardando a divulgação dos PMIs industriais dos EUA no dia de hoje, e decisão de política monetária na quarta-feira. Já na Europa as principais bolsas operam em queda, enquanto a bolsa de Londres não esta aberta devido a um feriado bancário no Reino Unido. Na Ásia as bolsas fecharam em baixa nesta segunda-feira, repercutindo PMIs fracos na China.
Contrato futuro de dólar volta a fechar no positivo.
O contrato futuro de dólar voltou a fechar no positivo no último pregão, na sexta-feira. Dessa forma, o contrato segue sendo negociado acima das médias de preços de fechamento dos últimos 20 e 50 dias, contudo, abaixo da média móvel de 200 períodos. Além disso, houve aumento no volume de negociações do contrato, quando comparado à sessão anterior.
Dia: 04/05/2022 País: Zona do euro Evento: Variação de Empregos Privados ADP (Abr) / PMI ISM Não-Manufatura (Abr) / Estoques de Petróleo Bruto / Declaração do FOMC / Taxa-alvo de Fundos Fed / Coletiva de Imprensa FOMC Impacto: Alto Prévia: 455K / 58,3 / 0,692M / – / 0,50% / –
Dia: 05/05/2022 País: Reino Unido Evento: PMI Composto (Abr) / PMI do Setor de Serviços (Abr) / Relatório de Inflação do BoE / Decisão da Taxa de Juros (Mai) / Atas da Reunião do MPC / Pronunciamento de Bailey, gov. do BoE Impacto: Alto Prévia: 57,6 / 58,3 / – / 0,75% / – / –