Eleições municipais e presidente do Banco Central no radar
Resumo de Mercado
Compartilhe:
Resumo de Mercado
3min de leitura
Por: Confidence Câmbio •
16/11/2020
Eleições municipais movimentaram o fim de semana. Cenário exterior começa no azul
AGENDA DE EVENTOS 16/11/2020 BRASIL Antes da abertura: Balanço da Azul Antes da abertura: Balanço da CVC 08:00 FGV: IGP-10 – Nov 08:00 FGV: IPC-S – Nov (2ª quadrissemana) 08:25 BC: Boletim Focus – Semanal 09:30 Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de evento virtual de lançamento do Pix 12:00 Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de coletiva virtual sobre o Pix 15:00 Economia/Secex: Balança comercial – Semanal 15:40 Presidente do BC, Roberto Campos Neto, palestra na 3º Conferência Anual da América Latina, promovida pela Chatham
EUA House e pelo CAF – Development Bank of Latin America 10:30 Fed NY: índice de atividade industrial Empire State – Out 15:45 Presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly (não vota) participa da conferência “O banco central do futuro”, organizado pela Universidade de Michigan 16:00 Vice-presidente do Fed, Richard Clarida (vota) participa de evento do Instituto Brookings
EURO 10:00 Suíça: Presidente do BCE, Christine Lagarde participa de evento do Fórum Econômico Mundial 10:30 Reino Unido: Integrante do comitê de politica monetária do BCE, Yves Mersch participa de evento do OMFIF 13:00 Reino Unido: Integrante do comitê de política monetária do BoE, Silvana Tenreyro discursa no evento Agenda para a Pesquisa 14:30 Reino Unido: Integrante do comitê de política monetária, Jonathan Haskel discursa em evento sobre Inteligência Artificial
ÁSIA Sem Destaques
BRASIL Eleições municipais e presidente do Banco Central Por Pedro Molizani – Trader Mesa de Câmbio Travelex Bank
A semana começa com a continuação do monitoramento, por parte dos agentes econômicos e investidores, do avanço da COVID-19 e da transição do governo norte-americano. Não obstante, pronunciamentos da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e de dirigentes do Federal Reserve também seguirão no foco dos investidores.
No mercado doméstico, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fica no radar, uma vez que, no dia de hoje, participará de eventos acerca de temas econômicos, podendo, por conseguinte, abordar assuntos como inflação e risco fiscal. Seguindo adiante, após uma alta acumulada de 3,76% na semana passada, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, Ibovespa, deve, muito provavelmente, beneficiar-se do bom humor vindo do cenário internacional. Enquanto isso, o mercado cambial promete se manter volátil frente às incertezas fiscais do Brasil.
Por fim, migrando para a esfera política, verifica-se uma agenda mais arrefecida nesta semana do Congresso Nacional. As alianças no que se refere ao segundo turno das eleições municipais serão acompanhadas atentamente pelo tecido social brasileiro. De qualquer modo, é possível depreender que o resultado de ontem reflete uma menor influência do bolsonarismo nas tomadas de decisões dos indivíduos pois dos treze candidatos a prefeito – apoiados pelo presidente da República – apenas dois seguiram para o segundo turno.
MUNDO Cenário externo começa semana no azul Por Pedro Molizani – Trader Mesa de Câmbio Travelex Bank
As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam em alta nesta manhã de segunda-feira. Após alguns indicadores econômicos serem divulgados abrangendo países como a China e o Japão, mostrando, desse modo, que ambas as economias estão se recuperando gradualmente do impacto causado pela COVID-19, o otimismo se sobrepôs às precauções de uma nova onda do novo coronavírus, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Não obstante, a alta é sustentada pela aquisição no setor bancário europeu, visto que, o grupo espanhol BBVA vendeu suas atividades americanas para o PNC Financial Services Group por um valor de 11,6 bilhões de dólares. Às 7h15, a Bolsa de Londres subia 1,26%, a de Frankfurt avançava 0,67% e a de Paris se valorizava 1,30%. Em paralelo, no mesmo horário, o Dow Jones apresentava alta de 0,94%, o Nasdaq 0,52% e o S&P 500 ganhava 1,30%. Por fim, do outro lado do globo, as bolsas asiáticas se valorizaram e subiram no dia de hoje.
Em Tóquio, o japonês Nikkei saltou 2,05%. Já o sul-coreano Kospi avançou 1,97% em Seul, e o Hang Seng se valorizou 0,86%, em Hong Kong. Na China continental, o Xangai Composto subiu 1,11% e o menos abrangente Shenzhen Composto, 0,93%. Na Oceania, a bolsa australiana, o S&P/ASX 200 avançou 1,23% em Sydney.
Fonte: Broadcast
Compartilhe:
Mensagem enviada com sucesso!
Aguarde um contato da nossa equipe ou fale agora com um especialista.