Decisões de política monetária do Copom e do FED são os destaque da agenda econômica desta quarta-feira.
Resumo de Mercado
Compartilhe:
Resumo de Mercado
4min de leitura
Por: Confidence Câmbio •
4/05/2022
Nesta quarta-feira os mercados ficam na expectativa das confirmações das decisões de política monetária do FED e do Copom, sendo as apostas em elevação da taxa básica de juros de 0,5 ponto percentual nos EUA e de 1 ponto percentual por aqui, o que elevaria a nossa taxa Selic de 11,75% para 12,75%. Além disso, os mercados globais direcionam suas atenções para a entrevista de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), uma vez que buscam informações sobre o futuro da política monetária americana, e como será feito o plano de aperto monetário. Também está presente na agenda econômica a divulgação do relatório ADP sobre a criação de novos empregos no setor privado dos EUA, que é visto pelo mercado como uma prévia do payroll, e os PMIs, índices dos gerentes de compras, de serviços e composto de abril no Brasil e dos EUA.
Por aqui os juros futuros e o câmbio tendem a acompanhar a volatilidade dos Treasuries e do dólar no exterior, uma vez que o mercado aguarda pelas decisões de política monetária do FED e do Copom. Na bolsa, devem repercutir hoje os balanços corporativos de empresas como XP, Marfrig e Cielo. Com o petróleo ganhando força, é esperado que isso ajude as ações da Petrobras. Nesta manhã o contrato futuro de índice Bovespa era negociado em queda de 0,39% às 09h43, enquanto o dólar comercial operava em alta de 0,58% neste mesmo horário.
La fora os índices futuros acionários de Nova York operam em alta marginal, indicando possível continuidade do movimento de recuperação dos mercados à vista. O rendimentos dos Treasuries continuam mistos, enquanto o índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas, opera no vermelho. Na Europa o cenário é de reversão do movimento de alta ocorrido mais cedo, após decisão da União Europeia (UE) de propor embargo total a importações de petróleo da Russia. Na Ásia as bolsas fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira, enquanto investidores aguardam pelas decisões de política monetária do Federal Reserve (FED).
Contrato futuro de dólar fecha no vermelho em pregão desta terça-feira.
Na sessão de ontem o contrato futuro de dólar fechou em queda, em dia de leilão de swap do Banco Central. Contudo o contrato segue sendo negociado acima das médias de preços de fechamento dos últimos 20 e 50 dias, porém abaixo da média móvel de 200 períodos. Além disso o dia foi marcado por um baixo volume de negociações quando comparado aos últimos pregões, e grande volatilidade.
Travelex Bank, o seu banco 100% digital 100% pessoal!
Dia: 05/05/2022 País: Reino Unido Evento: PMI Composto (Abr) / PMI do Setor de Serviços (Abr) / Relatório de Inflação do BoE / Decisão da Taxa de Juros (Mai) / Atas da Reunião do MPC / Pronunciamento de Bailey, gov. do BoE Impacto: Alto Prévia: 57,6 / 58,3 / – / 0,75% / – / –