Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa
Ícone para fechar o menu lateral

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Definição da nova taxa Selic na quarta-feira é o foco das atenções nesta semana. Mercado opera com cautela em meio ao aumento do IOF e cenário político.

Resumo de Mercado
Resumo de Mercado
Resumo de Mercado

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 20/09/2021

Feriados na Ásia reduzem liquidez em Hong Kong, que fecha em queda superior a 3% nesta segunda-feira.

Brasil

BRASIL
Definição da nova taxa Selic na quarta-feira é o foco das atenções nesta semana. Mercado opera com cautela em meio ao aumento do IOF e cenário político.
Por Yuri Pasini – Trader Mesa Câmbio do Travelex Bank, o seu banco de câmbio!

Esse início de semana é marcado pela expectativa do mercado frente às decisões sobre os juros nos EUA e no Brasil, na quarta-feira, contudo, o Japão, Reino Unido, Turquia e África do Sul também anunciarão suas definições de política monetária. Hoje também é publicado o IPCA-15 de setembro, pelo IBGE.

O cenário internacional deve prejudicar o mercado interno no dia de hoje, uma vez que os investidores estão em postura defensiva e os ativos domésticos encerraram a semana passada pressionados pelos efeitos do aumento do IOF para empresas e consumidores na economia. Essa decisão sobre a tributação é avaliada com cautela pelo mercado e por economistas, principalmente por sua relação com o risco fiscal do Brasil e o risco de quebra do teto de gastos. Com todos esses fatores e somando-se as preocupações referentes à crise hídrica, espera-se aumento da taxa Selic para, no mínimo, 6,25% ao ano pelo Banco Central, na quarta-feira.

Ainda temos os temores políticos que devem continuar nesta última semana da CPI da Covid, além da expectativa pelo discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro, na Organização das Nações Unidas (ONU), no dia de amanhã. O contrato futuro do índice Bovespa era negociado em queda de 2,03% às 09h18 de hoje, enquanto o dólar comercial era negociado em alta de 0,85% neste mesmo horário.

Mundo

MUNDO
Feriados na Ásia reduzem liquidez em Hong Kong, que fecha em queda superior a 3% nesta segunda-feira.
Por Yuri Pasini – Trader Mesa Câmbio do Travelex Bank, o seu banco de câmbio!

No cenário internacional, temos as atenções voltadas para a Assembleia Geral da ONU, que será aberta nesta terça-feira com o discurso do presidente Jair Bolsonaro. Em Nova York, os índices futuros são negociados em queda forte, aliados ao juros dos Treasuries que cedem após movimentação de alta no pregão anterior, em situação de atenção antes do Federal Reserve (FED) anunciar sua política monetária, na quarta-feira. ). Às 7h39, no mercado futuro, o Dow Jones caía 1,60%, o S&P 500 recuava 1,34% e o Nasdaq tinha queda de 1,05%. O rendimento da T-note de 2 anos subia 0,217%, ante 0,225% da tarde de sexta-feira, o da T-note de 10 anos recuava a 1,332% (de 1,376%) e o do T-bond de 30 anos diminuía a 1,860%, após 1,909%.

Na Europa o movimento é o mesmo, bolsas caem motivadas pela cautela frente ao anúncio do FED sobre política monetária. Os investidores também digerem o anúncio do nível mais alto de inflação ao produtor (PPI) da Alemanha desde o fim de 1974. Às 7h41, Londres caía 1,69%, Paris recuava 2,08% e Frankfurt se desvalorizava 2,27%. O euro valia 1,1714, ante US$ 1,1731 da tarde de sexta-feira. A libra era negociada a 1,3695, após US$ 1,3739. O DXY avançava 0,15%, a 93,33 pontos.

Na Ásia temos feriados na China e no Japão, contudo a bolsa de Hong Kong fechou em queda significativa nesta segunda-feira, com baixa liquidez em decorrência dos feriados em várias partes da Ásia. Hang Seng despencou 3%. Com os mercados da China, Japão, Coreia do Sul e de Taiwan fechados no dia de hoje, a bolsa australiana fechou na maior queda dos últimos 3 meses, puxada principalmente por perdas no setor de mineração. O S&P/ASX 200 caiu 2,10% em Sydney. Às 7h43, o dólar valia 109,53 ienes, ante 109,96 ienes da tarde de sexta-feira.

______________________________________________________________________________________________________________________________

AGENDA DE EVENTOS 20/09/2021

Atenções da semana voltadas a definição sobre a nova taxa Selic

BRASIL

BRASIL

08h25 BC: Relatório Focus – Semanal
15h00 Secex: Balança comercial – Semanal

E.U.A.

E.U.A.

11h00 NAHB: Índice de Confiança das Construtoras – Set

Europa

EUROPA

03h00 Alemanha – Destatis: PPI – Ago

ÁSIA OK

ÁSIA

Sem Destaque