Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Ata do Copom e IPCA de julho são destaques da agenda econômica local nesta terça-feira.

Resumo de Mercado
Como um banco especializado em câmbio pode facilitar o ingresso de uma empresa no mercado brasileiro
Resumo de Mercado

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 9/08/2022

O mercado amanhece nesta terça-feira com as atenções direcionadas para a ata da última reunião de política monetária do Copom, onde foi elevada a taxa Selic de 13,25% para 13,75% ao ano. O IPCA de julho também é destaque da agenda econômica, uma vez que o índice de inflação irá ajudar o mercado a alinhar as expectativas relacionadas ao futuro da política monetária. Na esteira dos balanços corporativos hoje contamos com Itaú Unibanco, BTG Pactual e XP.

Com o exterior fraco e de agenda econômica esvaziada o mercado local deve ter seus ajustes limitados, ao passo que a ata do Copom e o IPCA de julho devem nortear os negócios. A expectativa é de que o Banco Central comece a adotar uma postura menos agressiva, indicando um possível fim para o ciclo de aperto monetário, uma vez que há a possibilidade de observamos deflação no índice oficial de inflação do país, o que pode indicar redução da atividade econômica. Com isso o mercado de juros tende a continuar caindo, enquanto o dólar poderá refletir o movimento de queda leve que mostra no exterior. Contudo, com o recuo do petróleo o real poderá limitar as perdas do dólar, interrompendo o ciclo de quatro dias de queda consecutivos da moeda americana.

Lá fora os contratos futuros de petróleo caem após notícias sobre possível retorno do acordo nuclear de 2015 com o Irã. Isso ocorrendo poderá motivar as exportações da commodity pelo país, em um cenário de preocupação global com a oferta de petróleo. Os índices futuros acionários de Nova York operam com instabilidade, e mostram leve queda, ao passo que os rendimentos dos Treasuries mais longos negociam em alta. O índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas, dá continuidade ao movimento de baixa da sessão anterior. Na Europa as principais bolsas negociam próximas à estabilidade, com investidores globais aguardando por novos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA. Na Ásia as bolsas fecharam mistas nesta terça-feira, com investidores também esperando o CPI americano.

Contrato futuro de dólar rompe média móvel de 50 períodos e negocia abaixo das médias de preços de fechamento do últimos 20, 50 e 200 dias.

O contrato futuro de dólar fechou a sessão de ontem em queda relevante, cruzando a média de preços de fechamento dos último 50 períodos, após sua abertura em em um gap de baixa. Com o volume de negociação inferior ao observado na sexta-feira, e em um pregão marcado por uma alta volatilidade, o contrato negocia abaixo das médias móveis de 20, 50 e 200 dias.
Fonte: www.tradingview.com

Travelex Bank, 100% digital 100%pessoal

Calendário diário

BRASIL

Brasil

Horário: 08:00
Evento: Ata do Copom
Impacto: Alto
Prévia: –

Horário: 09:00
Evento: IPCA (Mensal) (Jul) / IPCA (Anual) (Jul) / IPCA com Ajuste (Mensal) (Jul)
Impacto: Médio
Prévia: 0,67% / 11,89% / 0,73%

E.U.A.

EUA

Horário: 09:30
Evento: Produtividade do Setor Não Agrícola (Trimestral) (Q2) / Custo Unitário da Mão de Obra (Trimestral) (Q2)
Impacto: Médio
Prévia: -7,3% / 12,6%

Horário: 13:00
Evento: Perspectiva Energética de Curto Prazo da EIA
Impacto: Alto
Prévia: –

Horário: 14:00
Evento: Leilão Americano Note a 3 anos
Impacto: Médio
Prévia: 3,093%

Horário: 17:30
Evento: Estoques de Petróleo Bruto Semanal API
Impacto: Médio
Prévia: 2,165M

Europa

Europa

Sem destaque

ÁSIA OK

Ásia

Horário: 22:30
País: China
Evento: IPC (Mensal) (Jul) / IPC (Anual) (Jul) / IPP (Anual) (Jul)
Impacto: Médio
Prévia: -0,2% / 2,5% / 6,1%

______________________________________________________________________________________________________________________________

Calendário semanal

Dia: 10/08/2022
País: EUA
Evento: IPC-núcleo (Mensal) (Jul) / IPC (Anual) (Jul) / Estoques de Petróleo Bruto
Impacto: Alto
Prévia: 0,7% / 9,1% / 4,467M

Dia: 11/08/2022
País: EUA
Evento: Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego / IPP (Mensal) (Jul)
Impacto: Alto
Prévia: 260K / 1,1%

Dia: 12/08/2022
País: Reino Unido
Evento: PIB (Anual) (Q2) / PIB (Trimestral) (Q2) / Produção Industrial não extrativa e s/ serv. públicos (Mensal) (Jun) / PIB Mensal (Variação Trimestral)
Impacto: Alto
Prévia: 8,7% / 0,8% / 1,4% / 0,4%